Como Lidar com Jogadores Advogados de Regras


- por José Noce
(Matéria adaptada da postagem original no Blog RPGames Brasil


Algumas vezes, maus-hábitos dos Jogadores podem atrapalhar profundamente o desenrolar da sua história. Se o Mestre não tiver pulso ou jogo de cintura, o grupo pode perder um tempo precioso em discussões inúteis, que se dão em momentos inoportunos. O grupo, ou parte dos personagens, ainda pode perecer no meio da sua aventura por causa destes mesmos problemas. Aqui estão algumas dicas para cortar este mal pela raiz. Hoje iremos tratar dos Jogadores Advogados de Regras.

Qual Mestre nunca se deparou com aquele Jogador que devora manuais, para poder usar as regras ao seu favor? Até ai tudo bem, cada um tem seu estilo. O problema é quando isso começa a travar a sessão de jogo. Ele sabe criar os personagens mais poderosos do grupo, usando combos e brechas no sistema, desequilibrando a aventura e o resto do grupo. Quando o Mestre diz que algo é assim, ele diz que é assado, de acordo com a regra X no rodapé da página Y do livro tal. Adoram longos discursos verborrágicos em defesa do seu ponto de vista e costumam parar a seção inteira de jogo para discutir as coisas mais triviais. O pior é quando estes Jogadores também são advogados na vida real. Uma vez, temi levar de um Jogador uma “carteirada” da OAB por causa da regra de um RPG que eu estava criando!

Mas isso me fez aprender a lidar com este tipo de Jogador no modo very hard. Portanto, quero lhe dizer uma coisa para que nunca se esqueça. Por melhores advogados que eles sejam, você é o Juiz e o Legislador! Então, se uma regra não convém para o andamento do jogo, seja firme e diga NÃO. E se eles insistirem e espernearem, apenas responda: “Protesto negado! Recursos cabem apenas ao final do jogo”. Mas se mesmo assim persistirem no assunto, encerre sumariamente a sessão de jogo e vá discutir as regras com eles, deixando bem claro que acabaram de estragar a diversão de todo o grupo. Com o tempo, essa postura evitará discussões demoradas durante a sessão.


Entretanto, é importante ouvir o que os Jogadores têm a dizer depois que o jogo termina. Pois muitas vezes, você pode realmente estar errado – afinal, só Chuck Norris é perfeito! Porém, o jogo não deve ser interrompido a toda hora, o que atrapalharia a diversão dos outros Jogadores e a sua. Deixe que seu jogo siga mais ou menos como uma partida de futebol. Toque a aventura para frente e aprenda com as suas falhas, para que não ocorram novamente.
*  *  *
Gostaram desta dica? Ela e muitas outras estão no meu livro Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! Ele ensina a organizar e manter a disciplina em suas mesas de RPG, tendo uma abordagem totalmente inédita de dicas para Mestres. Ele é ilustrado pelo meu grande amigo Lucas Martins, com charges cômicas e de traços minimalistas. Ele que inclusive produziu a ilustração que abre esta postagem, entre outras quem também estão lá. O livro está sendo lançado através de uma campanha de financiamento coletivo. Então contamos com o apoio de vocês para que ele seja publicado e possa auxiliar o trabalho de inúmeros Mestres de RPG! Saibam como apoiar adquirindo os seus exemplares na Página da Campanha de Financiamento Coletivo do Livro no Catarse

Obrigado pela força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário